quinta-feira, 17 de junho de 2010

PCP marca debate de urgência com ministra da Saúde - Política - PUBLICO.PT

O PCP vai exigir explicações do Governo sobre os cortes orçamentais na Saúde, que considera estarem “a prejudicar muitíssimo” a prestação de cuidados nesta área. Para ouvir Ana Jorge, os comunistas agendaram um debate de urgência no Parlamento para esta sexta-feira.
O PCP considera que as medidas do ministério de Ana Jorge estão “a prejudicar muitíssimo a prestação de cuidados de saúde"


O agendamento solicitado pela bancada comunista foi marcado hoje na conferência de líderes parlamentares, disse à Lusa o presidente do grupo parlamentar do PCP, Bernardino Soares, à saída da reunião. 

“Temos verificado que a situação do Serviço Nacional de Saúde está a degradar-se a olhos vistos, com inúmeras decisões que decorrem directamente da linha de cortes orçamentais que o Governo decidiu”, disse o líder parlamentar, citando casos como a proposta de encerramento das urgências pediátricas na península de Setúbal durante o verão, a situação no Instituto Nacional de Emergência Médica e os protestos dos enfermeiros. 

Para o PCP, as medidas do Governo neste sector estão “a prejudicar muitíssimo a prestação de cuidados de saúde às populações”, reflectindo-se “no aumento dos custos com a saúde, nomeadamente na área do medicamento”. 

Os comunistas exigem a presença da ministra Ana Jorge no Parlamento, “para justificar estas medidas e dar explicações ao país sobre a gravidade das opções que está a tomar”.


PCP marca debate de urgência com ministra da Saúde - Política - PUBLICO.PT

Sem comentários: